De acordo com a Box1824, a forma como a informação é apresentada também se alterou com a “plataformização”. Com perfis bastante distintos, ambos políticos são da Assembleia de Deus, a maior igreja evangélica do país. Buscando diálogo com um evangélico ex-bolsonarista e com uma vereadora evangélica de esquerda, Lula continua tentando compor sua frente ampla religiosa. De olho na eleição presidencial, o governo sabe que a disputa de 2026 começa em 2025. Por isso, não surpreenderá se, na anunciada reforma ministerial, Lula considerar não apenas a sigla partidária, mas também a religião de seus próximos ministros.
Os delegados homenagearam o magistrado por sua “coragem” na defesa das instituições democráticas durante os últimos anos. Paulo, Moraes fez declarações contundentes sobre os perigos que rondaram a democracia brasileira em 2022, destacando que muitas instituições ainda não compreenderam plenamente a gravidade do momento vivido pelo país. A pasta informou que haverá a destinação de R$ 280 milhões do Fundo Amazônia para o combate a incêndios nos estados, e que se somam a cerca de R$ 650 milhões do Orçamento federal. O objetivo é evitar outro “pior ano”, pois desde 2010 não houve registro de tantos focos quanto em 2024. A novidade, em 2024, está no aumento de incêndios em áreas classificadas como sem Cadastro Ambiental Rural (CAR), ou seja, áreas que não são propriedades rurais. Entre 2020 e 2023, esse tipo de registro esteve no patamar de 20% do total nos cinco estados com mais registros, nos meses críticos (agosto e setembro), mas em 2024 o percentual saltou para 29,2%.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. A pesquisa foi feita de forma online com 1.263 consumidores de notícias, assinantes ou não de veículos de mídia, de 18 anos ou mais. Entre os entrevistados, 82% disseram não pagar por conteúdo jornalístico. Os dados são da consultoria Box1824, que, a pedido do Estadão, pesquisou hábitos de consumo de mídia e perspectivas para o mercado de jornalismo. O estudo partiu do portalbr7.com princípio de que, para compreender em quais circunstâncias o público está disposto a pagar por conteúdo jornalístico, é preciso entender, antes, por qual razão opta por não fazê-lo.
A tenista tcheca Barbora Krejcikova, vencedora de dois torneios de Grand Slam, anunciou em suas redes sociais… Aos poucos, a relevância do catolicismo na política contemporânea tem adquirido a relevância que lhe cabe. Dom Jaime Spengler, atual presidente da CNBB, foi transformado em cardeal pelo papa Francisco. Ganhou peso político e religioso, ainda não sabemos como os usará.
A tramitação do projeto, no entanto, foi repudiada pela oposição e por big techs. A decisão de pautar novamente a questão caberá ao sucessor de Lira no cargo, que deve ser eleito em fevereiro. O nome mais cotado para vencer a disputa é o de Hugo Motta (Republicanos-PB). “Vamos trabalhar, em 2025, o que foi apalavrado em relação à anistia. E, inclusive, a oposição está apoiando a candidatura em cima do que foi apalavrado em relação à anistia”, disse Zucco, ao ser anunciado novo líder do bloco.
Certamente terá crescido o número de evangélicos e diminuído o de católicos, mas e as outras religiões? Terá aumentado os que se identificam como sem religião, como espíritas ou adeptos de religiões afro? Seja como for, em 2025 teremos a revelação desse retrato religioso do Brasil. Entre os usuários que consomem notícias mais de uma vez ao dia, o uso médio é de três dispositivos, além de seis fontes de conteúdo.
O ex-presidente Bolsonaro não foi exatamente abandonado por líderes evangélicos, mas sua imagem neste segmento termina 2024 pior do que começou. Malafaia até tentou lembrá-lo que tanto na política quanto na religião a falta de lealdade é pecado mortal. A demanda por conteúdo jornalístico não é a única a se modificar com o predomínio das redes.
Segundo a Box1824, para além de saúde, há demanda por conteúdo especializado em áreas como entretenimento, tecnologia, gastronomia e recomendações de consumo. Para Patrícia Paixão, ao explorar “nichos pouco trabalhados”, o conteúdo aprofundado possui um potencial não só de mercado, como também o de formar um ecossistema de informações que enriqueça a esfera pública. A Box1824 denomina o tipo de conteúdo pelo qual a audiência não está disposta a pagar como “informações tweet”. São notícias e fatos que, pelo relevante interesse público, repercutem de modo geral. O governo do Maranhão informou ter consolidado Plano de Ação para os anos de 2024 a 2027, além de ter “reforçado o monitoramento de áreas degradadas, intensificado as fiscalizações ambientais e implementado a apuração de infrações”.
O segundo foi Lula ter cogitado a vereadora de Goiânia, Aava Santiago (PSDB), reconhecida como um nome nacional da esquerda evangélica, para um ministério em seu governo. É permitida a republicação desta reportagem em meios digitais de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. É obrigatório o cumprimento da Política de Republicação Digital de Conteúdo de Pesquisa FAPESP, aqui especificada. Em resumo, o texto não deve ser editado e a autoria deve ser atribuída, assim como a fonte (Pesquisa FAPESP). Em caso de reprodução apenas do texto, por favor, consulte a Política de Republicação Digital. 247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, recebeu uma delegação de oito integrantes do Movimento Delegados pela Democracia (MDD) em dezembro de 2024, em seu gabinete.
“Penso que temos grandiosos desafios para 2025. Entre tantos, temos de avançar nessa regulamentação”, disse. Em 2024, Lira criou uma comissão especial para analisar o projeto, mas não designou os integrantes. Segundo o novo líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), a pressão pela anistia continuará em 2025. Em dezembro, o deputado disse que o apoio da oposição à eleição de Motta está baseado na pauta da anistia. BRASÍLIA – O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que o plenário não deve votar o projeto de lei que concede anistia aos condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro. As declarações ocorreram em entrevista à rádio Opinião CE, na sexta-feira, 3.